Projeto Caixa de Memória

"A literatura, e em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/ livro, seja no diálogo leitor/ texto estimulado pela escola"
(Nelly Novaes Coelho)

Para incentivar, cada vez mais, o gosto pela leitura, foi desenvolvido nas aulas de literatura, nas turmas do 3º, 4º e 5º anos, o projeto intitulado “Caixa de Memórias”.

Após a leitura da obra, Guilherme Augusto Araújo Fernandes, um livro que fala do tempo cronológico, da infância e velhice, e do tempo psicológico, da memória e fantasia, de autoria de Mem Fox, da editora Brinque Book, decidimos construir, com a ajuda dos familiares, uma caixa com a memória de cada aluno resgatando momentos significativos desde o tempo em que era bebê até os dias atuais.

A expectativa foi grande, pois as caixas seriam apresentadas na aula de literatura da próxima semana. O entusiasmo, a ansiedade e a alegria eram visíveis em todos. E o mais importante foi a mobilização das famílias na construção das memórias.

A socialização das “Caixas” foi um momento ímpar, muita alegria, suspense... Momento em que tiveram a oportunidade de conhecer alguns aspectos de sua história de vida e de seus colegas e reconhecer algumas semelhanças e diferenças.

E como disse a aluna Pillar, do 5º ano : Com essa Caixa de Memórias, esse livro jamais será esquecido. “

É, a vida é mesmo assim,
tudo tem princípio e fim.
Mas, nas fotos e lembranças
A vida vira esperança.”

Profª. Berenice

Apreciem as fotos.