4º Forum de Educação Socioemocional

Como parte da parceria do Colégio Soma com a escola da inteligência – ei... – Educação Socioemocional, uma empresa do Grupo Educacional Augusto Cury, as diretoras Delma Dalva e Dalila Márcia, compareceram ao 4º Forum de Educação Socioemocional, no dia 2 de setembro, nas dependências do Centro Educacional Pia-Máter, em Brasília, junto às escolas parceiras do Distrito Federal e entorno, Mato Grosso do Sul, da Bahia, de Goíás e Minas Gerais. Apresentaram-se, primeiramente, toda equipe coordenadora do evento, seguida de uma apresentação de dança do Colégio Visão (Planaltina/GO) e Banda e Torcida do Colégio Master (São Sebastião/GO).

O Grupo ei..., representado por uma equipe de coordenadores de áreas, dirigiram, pela manhã, excelentes Oficinas, Compartilhando boas práticas, Troca de Experiências, divididas por áreas de segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio; em que os objetivos maiores do ensino das habilidades socioemocionais, do funcionamento da mente e dos comportamentos humanos foram discutidos em rodadas e levados em plenário para avaliação e balanço do fazer de cada escola parceira.

À tarde, Karine Cury, psicóloga, filha do Dr. Augusto Cury, ministrou a palestra A Escola da Inteligência e as Novas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Lei 13005, de 2014, reformulou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e acrescentou dez COMPETÊNCIAS GERAIS consideradas ESSENCIAIS à formação do aluno durante a educação básica. O Programa Escola da Inteligência há mais de 10 anos promove para os alunos o desenvolvimento destas 10 competências a partir da educação socioemocional.

Habilidades socioemocionais como resiliência, empatia, pensar antes de reagir e saber gerenciar os pensamentos e a ansiedade são tão importantes na formação quanto as disciplinas cognitivas. São essas habilidades que transformam os alunos em cidadãos completos e preparados para os desafios da vida.
E o resultado é a construção de uma sociedade mais humana e de relacionamento saudável. E essa grande transformação começa aqui no COLÉGIO SOMA!

Aprecie as fotos.