Construindo a Autonomia

"É decidindo que se aprende a decidir."
Paulo Freire

Autonomia é um termo de origem grega, que significa aquele que estabelece suas próprias leis. A palavra vem de auto, que significa "por si mesmo" e nomos, que significa "lei".

O antônimo de autonomia é heteronomia, palavra que indica dependência, submissão ou subordinação.

Em Filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade do indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.

Em Educação, a autonomia do estudante revela capacidade de organizar sozinho os seus estudos, sem total dependência do professor, administrando eficazmente o seu tempo de dedicação no aprendizado e escolhendo de forma eficiente as fontes de informação disponíveis.

No dia 02 de junho do corrente ano, a Sra. Sandra Gleize Hoffmann, consultora da Escola da Inteligência, promoveu o II Encontro com os pais dos alunos do Colégio Soma (1º e 2º Períodos da Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental). O tema escolhido foi “Construindo a Autonomia”.

Poucos seres nascem tão dependentes quanto os humanos. Precisamos de um longo período de tempo para sermos capazes de andar, nos alimentar e poder nos relacionar corretamente com tudo que nos rodeia.

Muitas vezes escutamos os pais falarem do desejo de que seus filhos tenham independência, mas por outro lado também vemos muitos pais superprotetores. É fundamental, no entanto, para um desenvolvimento adequado, que os pais incentivem a autonomia de seus filhos.

Muitas questões foram levantadas e discutidas sobre o tema, foram apresentados, também, alguns vídeos, ilustrando o assunto.

Obviamente, quando falamos da educação dos filhos, não podemos exigir o mesmo grau de autonomia em todos os estágios de desenvolvimento, uma vez que a exigência deve ser coerente com o momento cognitivo da criança.

Para saber mais sobre autonomia clique aqui.

Aprecie as fotos.