Festa Junina 2017

“Chegou a hora da fogueira!
É noite de São João...
O céu fica todo iluminado.
Fica o céu todo estrelado,
Pintadinho de balão...”

No mês de junho, a cultura brasileira comemora Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). Em Paracatu, o povo também festeja São Benedito, porém, apenas na cultura local.

A festa em todo este período de junho é absorvida no nome de um único santo: São João. João Batista, o homem que originou o santo da Festa de 24 de junho, era uma voz que foi colocada só, no deserto, à semelhança de um caniço agitado pelo vento. Muitos pensam que ele somente denunciou os abusos do rei Herodes, o que levou à sua decapitação, mas João Batista também denunciou os comportamentos de pessoas comuns. No Livro do Evangelho de Lucas, há breves, mas significativos, registros sobre os ensinamentos de João Batista, onde ele denuncia atos de pessoas comuns que precisam ser modificados.

Por isso, no mês de junho, festejar São João é muito bom, e refletir sobre seu ensino é muito importante. Parar, pensar em atos comuns do dia a dia e tomar decisões que permitam direcionar a vida, sempre melhorando o ambiente em que vivemos, é imprescindível.

Foi com grande estilo que o Colégio Soma realizou a Festa Junina 2017. Com uma decoração belíssima, o Colégio recebeu um público seleto formado por alunos, pais, professores funcionários, diretores e convidados. A beleza das roupas das crianças e jovens foi percebida por todos, mostrando o esmero e bom gosto dos pais. As danças muito bem ensaiadas pelos alunos e professores chamaram a atenção dos presentes. Quem vai se esquecer da coreografia da música “Requebra, Requebradinho”, apresentada pelos alunos do Maternal; da quadrilha tão bem marcada pela professora Juliana e apresentada pelos alunos do 1º e 2º Períodos e do 1º Ano do Ensino Fundamental? E a coreografia da “Dança das Fitas”, apresentada pelos alunos do 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental? Muito linda por sinal! E a “Dança do Arco de Flores”, apresentada pelos alunos do 4º e 5º Anos? Um verdadeiro primor! E a beleza das inovadas quadrilhas dos alunos do 6º ao 9º Ano e do Ensino Médio, primorosamente marcadas pela professora Fernanda Negri e Victor Alexandre? Ah!...é preciso salientar a belíssima “Dança Country” apresentada pelos alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) sob a direção da professora Fernanda Negri! Um dos momentos mais esperados é a quadrilha improvisada dos professores, funcionários, diretores, alunos, pais e convidados. É pura alegria e diversão!

E as comidas? Essas foram preparadas com muito tempero e regadas de amor, carinho e afeto. Tem gosto para todos: feijão tropeiro, arroz com frango, arroz carreteiro, caldos, farofas, milho verde, cachorro-quente, cartuchos e maçãs do amor.

E as brincadeiras? Correio elegante, cadeia do amor, muita pescaria, traques e visitas ao “Poço dos Desejos” para realizar os mais diversos pedidos!

Nosso arraial junino terminou com gostinho de “quero mais”, portanto não podemos deixar de ressaltar que a organização e a beleza dessa festa foram possíveis graças, principalmente:

• Ao trabalho e à boa vontade dos nossos alunos, professores, direção, funcionários e mantenedores da Escola.
• Aos pais, que não mediram esforços para arrumarem seus filhos e contribuírem com prendas e outros gêneros.
• Aos funcionários e professores do Colégio, responsáveis pela beleza da ornamentação.

A todos o nosso muito obrigado e até 2018, se Deus quiser!