Gincana Soma 2017

“Se teus projetos têm prazo de um ano, semeia trigo, se teus projetos têm prazo de
dez anos, planta árvores frutíferas; se teus projetos têm prazo de cem anos, então
educa o povo.” (Provérbio chinês).

O fato de que criamos e vivemos em uma sociedade que se caracteriza fundamentalmente pela função social, em especial, a função social da escola, e, apesar das transformações sofridas no decorrer da história, a escola representa uma Instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber. É responsabilidade da escola o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a se tornar um cidadão participativo na sociedade em que vive, propiciando o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência, das artes e das letras. Sem essas aprendizagens, dificilmente o aluno poderá exercer seus direitos de cidadania.

Fazem parte dos objetivos do Colégio Soma formar alunos com senso crítico, reflexivo, autônomo e conscientes de seus direitos e deveres, tendo compreensão da realidade econômica, social e política do país. Formar uma sociedade mais justa, tolerante às diferenças culturais como: orientação sexual, pessoas com necessidades especiais, etnias culturais e religiosas. Mostrando a esse aluno a importância da inclusão não só no âmbito escolar, e sim em toda a sociedade.

Acreditando que o conhecimento se realiza e se efetiva além da sala de aula, as atividades da GINCANA SOMA 2017 aconteceram na Escola e na comunidade, transcendendo a maneira de ver, sentir e viver a realidade.

Com o tema: “Unindo esforços construiremos um mundo melhor”- Projeto Macro, trabalhado em todos os eventos e atividades do Colégio em 2017, os alunos, em sintonia com os professores, perceberam que há coerência entre princípios e valores e o que se espera da vida. O papel da escola é justamente esse: fazer compreensível o significado dos conceitos, das normas e valores, se esforçar para torná-los visíveis, imprimi-los no comportamento dos alunos ao conscientizá-los da sua relação com os outros, afirmar sua autonomia, estabelecer limites ao exercício da liberdade, contribuir para uma convivência democrática. Tudo isso foi vivenciado durante toda a GINCANA SOMA 2017.

As Equipes Defenders, Desbravadores e Esparta deram um show de criatividade, conhecimento, cultura e cidadania. Mostraram que muito mais do que conhecimento adquirido, querem ter muitas histórias saudáveis para contar, e, mais que alunos, se comportarem como pessoas solidárias, humanas, que se importam com o próximo, com seu semelhante.

É tradição que entre as provas tenha sempre a “Ação Solidária”. Neste ano, as equipes doaram ao Lar São Vicente de Paulo, 154 toalhas e 168 lençóis, material sugerido pela direção da Instituição. O objetivo dessa prova é formar, em cada aluno, o espírito de solidariedade, fraternidade e amor aos irmãos menos favorecidos.

A grandiosidade do evento somente foi possível pela garra, união, força e entusiasmo de todas as equipes formadas por alunos, professores e pais.

Em 2017, fomos surpreendidos com duas equipes que conquistaram o primeiro lugar: Equipe Defenders e Equipe Esparta. A elas os nossos aplausos.

À Equipe Desbravadores, os nossos cumprimentos por um trabalho desenvolvido com seriedade e dedicação.

À Comissão Organizadora, formada pelas professoras Simone, Carolina Giati, Nilce e Ana Carolina e pelos funcionários: João Marcos, Suely e Erika, o reconhecimento de um trabalho sério, criativo e inovador.

Até a próxima Gincana Soma 2018!

Aprecie as fotos.