ADMINISTRAÇÃO

ARQUITETURA E URBANISMO

BIOMEDICINA

ENFERMAGEM

ENG. MECÂNICA

FISIOTERAPIA

 

A C.P.A - Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Tecsoma tem como principal finalidade coordenar as ações do processo interno de auto-avaliação da FATEC, que tem como eixo básico as normas estabelecidas pelo Sistema Nacional de auto-avaliação no âmbito dos seus cursos com a participação dos segmentos docentes, discentes, técnico-administrativo e a sociedade civil organizada.

A C.P.A tem como objetivo gerar, na instituição, o auto-conhecimento e a reflexão, visando ao aprimoramento da qualidade de ensino, da extensão e da gestão administrativa. Seu propósito é tornar a prática avaliativa uma ação norteadora da faculdade para que haja o fortalecimento das relações dessa instituição com a comunidade acadêmica e a sociedade.

Sendo assim, a avaliação institucional deve ter o compromisso de ser uma estratégia de reconstrução ou redefinição do perfil da faculdade, buscando destacar seu papel social e estabelecer uma ponte com a sociedade onde está inserida.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, fudamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

O SINAES integra três modalidades principais de instrumentos de avaliação, aplicadas em diferentes momentos:

(1) Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES) - é o centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve em duas etapas principais:

a) auto-avaliação - coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES, a partir de 1º de setembro de 2004.
b) avaliação externa - realizada por comissões designadas pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela CONAES.

(2) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) - avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas. A periodicidade desta avaliação depende diretamente do processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento a que os cursos estão sujeitos.

(3) Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE) - aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, estando prevista a utilização de procedimentos amostrais. Anualmente, o Ministro da Educação, com base em indicação da CONAES, definirá as áreas que participarão do ENADE.